Dicas e Truques de Como Estudar História e Geografia

Blog de marcosjean :Marcos Jean, Dicas e Truques de Como Estudar História e Geografia

Algumas Orientações básicas para estudar História e Geografia:

Não existe uma receita exata e que sirva para todos os alunos. O ideal é que cada um aprenda, respeitando suas possibilidades e limitações, a maneira mais eficiente de estudar, compare seus resultados e adapte-a de acordo com o seu desenvolvimento, a cada série, em cada estágio. Aprenda a fazer (ou a ter) seu próprio estilo!

Podemos, no entanto, oferecer algumas dicas:

 

1°) Não estudar na véspera. Todos estão cansados de saber. O que não consideram é que a aula, a explicação do professor, a interação com outros alunos no espaço da sala (ouvindo a dúvida do amigo, por exemplo) também é “estudar”. Se o aluno prestar atenção estará automaticamente se preparando para a avaliação.

 

 2°) “Decorar” os textos/resumos da apostila ou anotações de aula é o caminho mais curto para ir mal. O aluno precisa entender o processo, o que liga um fato a outro, como seus efeitos desencadeiam uma série de outros que criam uma determinada conjuntura.

 

3°) Estudar “falando” é um jeito bem legal: você deixa mais claro o raciocínio, é obrigado a se concentrar e, ainda, se tiver um interlocutor pode ser avaliado na hora (reunir-se em grupo para estudar funciona, desde que não seja feito em cima da hora).

 

4°) Escrever é outra etapa importantíssima. Muitas vezes o aluno saberia fazer uma avaliação oral, mas não consegue colocar no papel. Tudo é treino:

  a) ler mais: texto e questões. Uma das queixas constantes é não entender o que questão estava pedindo. Só  entende quem treina a leitura e a interpretação.

  b) escrever sempre: anotar as aulas, treinar com as questões dissertativas da apostila, escrever o que entendeu da aula no momento de estudar para a prova

  c) só ler a apostila adianta muito pouco, treine a escrita.

 

5°)  Estudar é trabalho. Pode ser gostoso aprender algo, mas com certeza dá trabalho, não é lúdico, não se faz brincando, assistindo televisão, jogando games. Agora, o resultado dá prazer. É legal saber que você é capaz de analisar, relacionar, comparar, transpor. Isto qualifica o indivíduo, faz de cada aluno um cidadão com capacidade para entender o seu mundo e, quem sabe, melhorá-lo. Mas, esta excelência não cai do céu.

 

6°) O aluno deve entender que vivemos também num mundo competitivo. Não foi o professor que inventou o exame vestibular, ele existe, é concreto. Se quisermos concorrer com o mínimo de chances às melhores vagas, o esforço tem que ser muito, muito, muito, muito maior.

 

Sucesso!

Prof. Marcos Jean

(Adaptação sítio: http://www.objetivo-sjc.com.br/noticias.asp  )

quarta 28 maio 2008 18:18



40 comentário(s)

  • Rebeca mailto Qui 17 Jul 2014 03:00
    Muuuuuito obrigada Me ajudou muuuuuuitooooo
  • dihelen mailto Qua 21 Mai 2014 02:12
    mas não tenho tempo para estudar o que eu faço
  • Amamda mailto Ter 15 Abr 2014 03:18
    legal aprendi muito!
  • jbvfdh Sáb 07 Dez 2013 04:51
  • graciela mailto Qua 27 Nov 2013 00:56
    minha prova trimestral de historia e amanha
  • Patrick Qua 20 Nov 2013 21:38
    Valeu por essa dica! Infelizmente minha prova de história também é amanhã.
  • Anonimo Seg 11 Nov 2013 21:35
    Legal! Imfelizmente minha prova eh amanha!
  • Ariel Qua 02 Out 2013 19:54
    Valeu vc é o maximo
  • andre mailto Qua 25 Set 2013 17:06
    kkkkkkkkkkkkk <3
  • schneider Qui 08 Ago 2013 03:30
    Historia, dependendo o assunto, eu só vejo um documentário e dou uma lidinha depois


Seu comentário :

(Opcional)

(Opcional)

error

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (54.211.181.45) para se identificar     



Abrir a barra
Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para marcosjean

Precisa estar conectado para adicionar marcosjean para os seus amigos

 
Criar um blog